Qual sistema de ar condicionado é o mais adequado para o meu empreendimento? Qual a capacidade necessária? Qual é a infra-estrutura necessária para a implantação do sistema de ar condicionado? Será que estou pagando o preço justo?

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me and you can start adding your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

This is a great space to write long text about your company and your services. You can use this space to go into a little more detail about your company. Talk about your team and what services you provide. Tell your visitors the story of how you came up with the idea for your business and what makes you different from your competitors. Make your company stand out and show your visitors who you are.

At Wix we’re passionate about making templates that allow you to build fabulous websites and it’s all thanks to the support and feedback from users like you! Keep up to date with New Releases and what’s Coming Soon in Wixellaneous in Support. Feel free to tell us what you think and give us feedback in the Wix Forum. If you’d like to benefit from a professional designer’s touch, head to the Wix Arena and connect with one of our Wix Pro designers. Or if you need more help you can simply type your questions into the Support Forum and get instant answers. To keep up to date with everything Wix, including tips and things we think are cool, just head to the Wix Blog!

Certamente você já se defrontou com uma ou todas as questões acima e verificou a necessidade da elaboração e a importância de um projeto para ar condicionado.

O alto valor de investimento e a diversidade dos sistemas de ar condicionado existentes no mercado são fatores que, hoje em dia, tornam necessária a contratação de um projeto.

Ao fazer a cotação de uma instalação de ar condicionado sem um projeto definido e diretamente com empresas instaladoras, comumente o empresário recebe várias soluções para a mesma instalação, com custos bastante diferenciados , sem passar por uma análise criteriosa que possa indicar a alternativa que trará a melhor relação entre custo e benefício.

Ao contratar um projeto para climatização de ar, o empreendedor poderá contar com a assessoria de um especialista, sem interesse na venda de equipamentos ou componentes, quem, além de determinar a capacidade adequada para a instalação, buscará soluções que atendam às necessidades e os objetivos finais do empreendimento dentro da disponibilidade prevista para o investimento.

Cabe portanto ao projetista, prestar esclarecimentos quanto aos diversos tipos de sistemas existentes, às condiçoes e necessidades básicas para a sua aplicação, estimativas de custo e as principais vantagens e desvantagens de cada sistema. Desta forma, a seleção do sistema a ser adotado, não ficará restrita apenas ao aspecto de investimento inicial, mas também levará em consideração a análise dos parâmetros de custo operacional, facilidades de manutenção, custo complementar e interferências sobre a edificação e demais instalações, além da qualidade ambiental que se deseje atingir.

Como já foi mencionado, a possibilidade de se identificar e solucionar previamente as interferências do projeto de ar condicionado com a edificação e demais instalações, é outro aspecto positivo da contratação de projeto. Deste modo, evitam-se transtornos, e economizam-se tempo e custos adicionais durante a fase de obra, sendo portanto, vital para o planejamento global do empreendimento.

O retrofit em instalações existentes também requer a elaboração de um projeto competente, que leve em consideração a atual condição de uso do prédio, buscando a racionalização do uso de energia e estratégias de implantação da reforma minimizando os transtornos aos usuários da edificação

 

Como Contratar Um Projeto?

 

Preliminarmente, deve-se nesta fase, definir quem está efetivamente qualificado para executar os serviços de projeto de ar condicionado e ventilação mecânica. O Departamento Nacional de Projetistas da ABRAVA surgiu em meio à necessidade de se identificar empresas capacitadas a executar projetos com tal fim. Para tanto foram estabelecidos critérios para o credenciamento das empresas integrantes deste Departamento Nacional, com o objetivo de destacar a sua independência em relação aos fabricantes e instaladores, a experiência e o conhecimento de seu corpo técnico, e a sua constituição como empresa regularmente estabelecida.

A contratação de um projetista exclusivamente por concorrência de preços não é recomendável, pois além de ferir o código de ética profissional, tende a conduzir para a redução do escopo e da qualidade dos serviços prestados.

Outro assunto importante refere-se ao momento ideal para se contratar o projetista. A sua participação deve começar na concepção arquitetônica da edificação, atuando como integrante das equipes de projeto de estrutura, hidráulica, e elétrica dentre outras, resultando num projeto global efetivamente integrado, alcançando os objetivos de se minimizar eventuais interferências e otimizar o custo de implantação do sistema.

Ainda, como vantagem de se contratar o projeto no início do processo, existe o fato de se proporcionar um prazo adequado para que o profissional desenvolva seu trabalho mais detalhadamente, permitindo uma avaliação mais precisa sobre a aplicação dos diversos tipos de sistemas existentes, das novas técnicas, equipamentos, materiais e componentes disponíveis atualmente no mercado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ABRAVA, www.abrava.com.br

CONTATOS

planenrac@planenrac.com.br

planenrac@uol.com.br

(11) 5011-0011 - (11) 98380-1252

Rua Raíz da Serra, 58   Jd. Oriental CEP 04347-010 São Paulo - SP

Certificações do Sócio